Muitas vezes ficamos a pensar no que poderá levar uma pessoa a mudar de casa sem ser por razões óbvias como sair de casa dos pais ou a família estar a crescer. Desta forma, reunimos os principais motivos que nos podem levar a mudar de casa.
Em primeiro lugar, temos o barulho, isto é, viver numa cidade movimentada ou perto de aeroportos, estações de comboio, zonas de entretenimento noturno, são alguns dos exemplos de locais que muitas pessoas não procuram para viver e, quem lá vive, procura outras alternativas e locais mais tranquilos para viver, ou ao contrario como mudanças em Lisboa e Porto. Apesar de se achar que passado algum tempo nos habituamos e já nem ouvimos o barulho, isso não se aplica a toda a gente, daí ser um dos principais motivos para a mudança de casa.
Outro motivo que leva muitas pessoas a mudar de casa é a sua localização, na medida em que quando se mora longe do local de trabalho ou das escolas, shoppings, hospitais, entre outros, implica apanhar mais transportes ou no caso de usar carro implica, muitas vezes, ficar horas no trânsito. Nem sempre é possível morar perto do local de trabalho e de escolas, por diversos motivos, mas a verdade é que esta questão da localização, motiva muito a mudança para uma moradia mais perto dos locais que fazem parte da nossa rotina do quotidiano.
A segurança é um motivo importantíssimo no que toca à mudança de casa, ninguém gosta ou quer morar num local onde não se sente seguro e, por esta razão, este é um dos principais motivos de troca de casa. Quer se tenha filhos ou não, se não nos sentirmos seguros onde moramos e tivermos possibilidade de mudar, é certo que o vamos fazer.
A falta de lazer também é um motivo que leva muitas pessoas a mudar de casa, apesar de parecer um pouco contraditório pelo facto de muitas pessoas mudarem de casa por viverem em zonas muito movimentadas e barulhentas, viver em zonas calmas e longe de locais de lazer como diversão noturna, cinema, shoppings, entre outros, também leva muitas pessoas a procurar locais mais movimentados para viver.
Contudo, existem muitos outros motivos, que levam as pessoas a mudar de casa, dependendo da situação em se encontra a vida pessoal de cada um, mas estes quatro motivos são dos mais relevantes e que mais pesam na hora de tomar uma decisão tão séria como a de mudança de habitação.