Existem diversas coisas que devemos fazer assim que nos mudamos para uma casa nova e que por diversas razões nos esquecemos muitas vezes. Em primeiro lugar, deve trocar logo todas as fechaduras, pois apesar de supostamente nos darem as únicas chaves que existem, convém não arriscar e jogar pelo seguro. Se não for possível mudar logo no primeiro dia, procure tratar desse assunto o mais rápido possível.
Apesar de já levar tanta coisa na mudança, é importante que não se esqueça de levar uma caixa com ferramentas, visto que vai precisar de montar móveis, entre outras coisas, que sem ferramentas não é possível fazer.
Outra coisa muito importante e que normalmente ninguém se lembra de mudar, são os filtros do ar condicionado e do exaustor, no caso de a casa os ter. Não deve desvalorizar isto porque convém que o ar que circula dentro da sua casa seja o mais puro possível e se não mudar os filtros, sobretudo o do ar condicionado, estará a respirar ácaros que possam estar acumulados no mesmo e isto é prejudicial para a sua saúde, especialmente se tiver problemas respiratórios.
Quando nos mudamos para uma casa nova, independente da zona, Algarve, mudança em Lisboa, Alentejo ou no Norte de Portugal temos tendência a limpar e a desinfetar tudo, especialmente áreas da casa como a casa de banho. No entanto, não basta desinfetar bem a louça da casa de banho, especialmente a sanita e a banheira ou poliban, por isso, o ideal é que os troque por novos. Desta forma, pode garantir que é seguro você e a sua família usarem a casa de banho sem problemas. Além disso, no caso de a casa ter banheira e já trazer um cortinado de banho, deite-o fora e coloque um novo, pois mesmo depois de lavado pode conter ácaros e bactérias. Basicamente, nunca deve utilizar nada que possa ter sido utilizado por outras pessoas que tenham vivido na casa, caso esta não seja nova.
Tendo em conta, que a primeira coisa a fazer na casa nova antes de começar a arrumar o que tem nas caixas, é limpar e desinfetar tudo muito bem, é importante que não se esqueça de artigos de limpeza, desde detergentes, panos, aspirador ou mopa, esfregona, entre outros. Parece óbvio, mas com a azáfama das arrumações podemo-nos esquecer deste tipo de coisas essenciais.
Contudo, o ideal é que faça, a priori, uma lista com tudo o que irá precisar quando chegar à casa nova, para evitar ter de andar a comprar coisas e a perder tempo com este tipo de complicações que podiam facilmente ser evitadas.