Em primeiro lugar deve tentar simplificar ao máximo todo o processo de mudança de casa e a melhor maneira de começar é não levar consigo objetos, desde roupas, utensílios, entre outros, que já não utiliza. Muita vezes, quando estamos a empacotar os nossos bens achamos sempre que apesar de não usarmos determinados objetos atualmente, não quer dizer que não nos possam fazer falta mais tarde. No entanto, na maioria dos casos acabamos por colocar tudo num canto ou numa gaveta qualquer e fica esquecido durante anos. Assim, a primeira dica é arrumar apenas as coisas que lhe fazem realmente falta e o que estiver em condições, mas simplesmente já não utiliza, pode sempre dar a instituições de solidariedade por exemplo.
Além disso, outra dica essencial para que consiga organizar melhor tudo o que tem de empacotar é antes de o começar a fazer, deitar fora tudo o que está velho e danificado, pois mesmo que a pessoa seja muito organizada normalmente, existe sempre aquela gaveta ou aquela secção do armário onde metemos tudo o que está velho e danificado, mas por alguma razão não sabemos onde os colocar e não os queremos deitar fora.
Outra dica muito importante é embrulhar muito bem todos os objetos frágeis, quer seja em jornal ou papel seda, sendo que o jornal como deita tinta deve ter em atenção para não o juntar com objetos que possam ficar danificados. Apesar de ser uma tarefa trabalhosa e que nos faz perder bastante tempo, é essencial para prevenir que esses bens cheguem à casa nova danificados.
No caso de ter confiança com os vizinhos ou com alguém que more perto da sua casa antiga, deixe um papel com a sua morada atual para que no caso de chegar correspondência lhe possam mandar sem problemas.
Se tiver filhos, procure alguém que possa ficar a tomar conta deles quando estiver a encaixotar tudo, uma vez que conseguirá estar mais focado acabando por ser mais rápido e eficaz a arrumar os seus bens.
Depois de já ter empacotado tudo e transportado para a casa nova, reserve um quarto vazio para colocar todas as caixas assim que chegar. Desta forma, não vai andar a desviar-se de caixas o tempo todo e vai conseguir descontrair melhor quando estiver a fazer uma pausa nas arrumações.
Por último, uma amiga que preparou sua mudança para Lisboa apresentou-me a seguinte dica: Não é necessariamente essencial para que consiga uma mudança de casa mais organizada, mas muitas pessoas ficam tão estressadas com a mudança e com todas as tarefas que têm para fazer que acabam por se esquecer de desfrutar dos primeiros dias na casa nova. Assim sendo, na primeira semana quando as coisas estiverem a ficar mais tranquilas faça um almoço ou um jantar especial. Desta forma, vai poder descontrair e comemorar esta nova mudança na sua vida.